aprenda a fazer pão

Aprenda a fazer hoje a Receita de Como fazer pão caseiro no passo a passo, é pratico e rápido

Ingredientes

  • 3 xícaras de água quente
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 1 colher de sopa de fermento biológico seco
  • 1 colher de sopa de sal
  • 7 xícaras de farinha

Se você sempre quis fazer pão caseiro, mas nunca se atreveu, hoje é o dia, explicaremos como fazer um pão passo a passo. A receita é muito simples e consiste no uso de apenas 5 ingredientes.

Sim, apenas 5 ingredientes, embora possam usar mais se decidirmos adicionar algumas sementes. Agora vamos nos concentrar em fazer um pão em casa, com nosso forno doméstico, embora essa mesma receita também funcione se você tiver um forno de industrial.

Modo de preparo:

  1. Misture o açúcar com fermento e a água quente e deixe fermentar, mais ou menos por 10 minutos.
  2. Adicione 4 xícaras de farinha à preparação anterior e bata até ficar homogêneo. Cubra com um pano de prato molhado e deixe descansar durante 15 minutos. Amasse bem até ficar macio e fofo.
  3. Adicione o sal e a farinha (3 xícaras) até obter uma massa bastante densa. Amasse bem até que ela amoleça.
  4. Coloque a massa em uma tigela previamente untada com óleo, cubra e deixe aumentar novamente até duplicar o tamanho. Coloque-a no forno apenas com a luz acesa e o calor. *Essa é uma estratégia para que a massa do pão fique mais densa.
  5. Uma vez que dobrou em tamanho, perfure a massa para retirar todo o gás e divida em 3 partes. Coloque de volta na tigela com óleo, cubra e deixe descansar novamente.
  6. Nessa fase da receita a massa deve dobrar de tamanho de novo. Em seguida, reamasse para desgaseificar e ficar na forma de 3 pães alongados bastante grossos.
  7. Coloque na forma e leve-os ao forno pré-aquecido a 230°C (forte). Gire-os ocasionalmente para que eles assem bem. O pão estará pronto quando estiver crescido e dourado por fora.

*O tempo para assar varia conforme o tipo de forno, por isso fique atento.

O truque dos padeiros para fazer o pão:

Uma estratégia usada por padeiros que trabalham em padarias onde o pão deve sair sempre no ponto é a porcentagem usada para cada ingrediente. Saiba que depois do cozimento podemos perder entre 10 e 15% de tudo que foi colocado na massa. Portanto, um pão de 1,500 g pode reduzir para 1,400 gr.

A força de uma farinha é dada pelo teor de glúten, quanto mais glúten, mais forte a farinha. O glúten é uma proteína. Da quantidade total de proteínas que a farinha tem, o glúten representa entre 80% e 85% do total.

As porcentagens de água para o pão também pode variar, pois depende da farinha e do tipo de pão que queremos fazer. Caso você deseje fazer um pão de 1 kg precisará do seguinte:

– 100% de farinha (1kg)

– 60% de água (600 gramas)

– 2% de levedura fresca ou 1/3 de fermento fresco se estiver seco instantaneamente. (20 gramas de fermento fresco ou seco, 6,7 gramas)

– 2% de sal (20 gramas)

Total: 1640 gramas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here